sábado, 3 de maio de 2014

RESUMO DA ÓPERA

Tudo bem que a Alta Gastronomia surgiu na França.
Por Alta Gastronomia entende-se o conjunto sistematizado de aprendizado: códigos de nomenclatura, técnicas, medições, utensílios culinários e diferentes maneiras de cocção necessários para a execução de receitas.
Mas não necessariamente a gastronomia surgiu por lá.
A corte medieval mais sofisticada, que já degustava diferentes produtos e maneiras de prepara-los foi Florença, na Itália.
No séc. XVI, com o casamento de Catarina de Médicis e o rei francês Henrique II é o momento que a França dá início a sua vocação Gastronômica Ocidental.
Hoje numa cozinha é comum o uso de palavras em francês para designar instrumentos culinários ou algum tipo de execução de receitas: fouet, chinois, ou pochés e mousse.
Quando Catarina se muda para a França leva consigo, como parte de seu dote, cozinheiros de Florença.
Já no seu banquete de casamento aparecem pratos que hoje conhecemos como de origem francesa:
Foggia turquesa di sfoglia: Vol au Vent
Ris de veau: hoje considerado um clássico francês esta iguaria preparada com a glândula de nome Timo da vitela.
Frangipane: creme doce que leva farinha de amêndoas, muito utilizado em recheio de tortas doces ou bolos, como o caso da Galette des Rois.
A partir de então, esta gastronomia tão admirada no mundo começa a ser cuidadosamente construída, a ponto de Luís XIV, o Rei Sol considerá-la a manifestação artística mais completa que existia.
Resumo da ópera:
Os italianos foram criativos, os franceses por sua vez disciplinados, e ao organizar esta criatividade criaram uma grande arte A Culinária Francesa.
Uma das razões de Paris ser tão atraente para mim.




Vol au Vent

Um comentário: