segunda-feira, 12 de maio de 2014

DIA DA COMIDA E DA COZINHA


Hoje teve início A Festa do Pão em Paris.

Todo mês de abril é eleito o melhor Boulanger (padeiro) e Boulangerie (padaria)da cidade, no mês seguinte, para destacar a importância do pão na gastronomia francesa acontece a festa.

Em frente a Notre Dame é montado um barracão imenso. Dentro há mesas de pães em formas diferentes, decorados, etc. Lembra um pouco a festa do Morango em Atibaia. 

Também no local há vários boulangers fazendo na hora baguetes tradicionais e Viennoiseries (produtos de pastelaria, geralmente em massa folheada), em massa folhada, como o croissant e outros com maça, passas, chocolate, só açúcar , amêndoas, enfim uma variedades de pães, geralmente adocicados acrescidos de algum creme ou fruta.

Em outra parte ainda da feira, pode-se comprar um sanduíche de demi-baguete ou uma viennoiserie.
É uma festa popular, cheia de gente e todo mundo acaba saindo com algum pão na mão, assim como eu: demi-baguete avec jambon et camenbert. Imenso e delicioso!



Cartaz da entrada da festa

Mesa com pães de diferentes regiões da França

Pães decorados

Sanduíches de baguete à venda

Viennoiseries

Fui caminhando para sair da Ile de la Cité, passei pelo Mercado das Flores, que é bem próximo da Festa do Pão e segui adiante até a Bolsa de Paris onde me deparei com os melhores endereços de lojas de cozinha da cidade.

Flores lindas, colorido intenso.


E. DEHILLERIN: desde 1820, especializada em material de cozinha para chefs e restaurantes, panelas em aço, cobre, alumínio, talheres de cozinha imensos, facas para grandes cortes de carne e ainda uma ala de patisserie. O local é meio depósito e dentro tem desde turistas como eu até gente local comprando para o próprio restaurante.
A. Simon: desde 1884: desde acessório de cozinha a panelas, mas para uso de menor escala ou doméstico, tem muita coisa para ser ver e tentações para comprar.
La Bovida: mais focada em temperos, alguns acessórios de cozinha, de todas a mais fraca, ainda assim os temperos são excelentes.
Ainda na vizinhança fica a Comptoir de la Gastronomie, loja e pequeno Bistrô especializado em especiarias finas, foie gras, confits, caviar e algumas geleias diferentes. Só entrei para pegar o cartão, namorei a vitrine, a geléia de cassis e lavanda. Voltarei lá para almoçar com certeza!


Loja de cozinha para Chefs e restaurantes

Loja de acessórios de cozinha e panelas

Curiosidade: Tanto a E. Dehillerin, como a parte de venda de panelas da A. Simon fecham na hora do almoço, das 12:00h às 14:00h. Talvez seja o horário do uso delas, daí a venda ser suspensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário